SIPATMIN – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração tem o intuito de instruir e promover a conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho. Em 2021, a SIPATMIN ocorreu durante o mês de novembro e teve como tema “Saúde do trabalhador, seus aspectos sociais, cognitivos e alimentares”. Para abordar o assunto com os colaboradores, desenvolvemos diversas atividades, como palestras, treinamentos, dinâmicas, peças teatrais, gincanas, dentre outras ações.


A abertura do evento foi realizada pelos gestores das unidades, que trouxeram um panorama acerca do tema da SIPATMIN. O primeiro dia contou também com uma palestra sobre a importância dos bons hábitos alimentares para o nosso corpo, ministrada por uma nutricionista, seguida de degustação de um lanche saudável.



Já no segundo dia, os colaboradores participaram de uma palestra sobre inteligência emocional, voltada para a quebra de paradigmas e o desenvolvimento da excelência das ações realizadas por cada indivíduo. A roda de conversa, liderada por uma psicóloga, abordou também os desafi os enfrentados em tempos de pandemia.


O terceiro dia contou com a participação de uma profissional de educação física, que propôs atividades dinâmicas de alongamento ao ritmo de músicas divertidas, com o objetivo de melhorar a condição física dos trabalhadores, assim como a saúde e o bem-estar de todos.


O penúltimo dia também foi leve e descontraído. Com o intuito de alegrar os colaboradores, houve a apresentação da peça teatral “Saúde começa comigo”, responsável por trazer aprendizados e sorrisos a todos. As abordagens da apresentação aconteceram por meio de intervenções nas áreas de trabalho durante o desenvolvimento das atividades.


A semana foi encerrada com chave de ouro – os colaboradores confraternizaram com um delicioso almoço, participaram de dinâmicas e foram presenteados com brindes. Além disso, para fortalecer o pilar Pessoas e o espírito de solidariedade, os funcionários arrecadaram caixas de leites e biscoitos que foram distribuídos à Pastoral da Criança, em Itabirito.