top of page

Rede de Protetores Ambientais Mirins

No cenário atual, a conscientização ambiental surgiu como uma necessidade urgente. Para construir um futuro verdadeiramente sustentável, torna-se essencial instigar nas crianças a importância da proteção e conservação do nosso planeta.


Nesse contexto, destaca-se o projeto “Rede de Protetores Ambientais Mirins”, reproduzido pela Ferro Puro Mineração, como uma iniciativa dedicada a sensibilizar e educar crianças com idades entre 8 e 10 anos das Escolas Municipais de Acuruí, Escola Municipal Padre Antônio Pedrosa (Ouro Preto-MG), Escola Municipal Maria Aparecida Ferreira Terrinha (Santa Bárbara-MG) e Escola Municipal Henrique Lage (Rio Acima-MG). Em Congonhas, o projeto acontece nas Escolas Municipais das comunidades de Joaquim Murtinho e do Ipiranga.


O projeto não apenas busca transmitir conhecimento, como também desenvolver nas crianças um senso de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Em março, as aulas ministradas nas escolas trouxeram o tema “Protegendo nossas Bacias Hidrográficas”, em celebração ao Dia da Água.


O objetivo principal foi abordar a importância da preservação das águas dentro do contexto das bacias hidrográficas, explorando tanto a disposição das aulas quanto os métodos de proteção nesse ambiente específico. Além disso, foi destacada a organização das bacias a nível de gestão do território, destacando o papel dos Comitês na administração e preservação dessas áreas.


No contexto de 2024, a Rede comprometeu-se a alinhar todos os seus temas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), refletindo um compromisso renovado com a agenda global de sustentabilidade.


Como complemento às discussões sobre água e proteção das bacias hidrográficas, também foi abordado o ODS6 que visa garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, e o ODS 14, que busca conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


Nos dias 20 e 26 de março, demos início ao Projeto nas escolas municipais Antônio Pedrosa, em Ouro Preto, e Henrique Lage, em Rio Acima (MG), respectivamente.


Neste 1º encontro, contamos com a parceria do Instituto Espinhaço, que proporcionou uma experiência prática com um simulador de erosão, conectando o tema da água à importância da preservação das árvores. A ação contou com a participação de 10 crianças, tornando o evento educativo e impactante.


Ao final, entregamos um jogo de cartas personalizado sobre o tema da água para reforçar os conceitos discutidos e estimular uma aprendizagem lúdica e contínua.




Comments


bottom of page