top of page

Rede de Protetores Ambientais Mirins

A educação ambiental é fundamental para sensibilizar as novas gerações sobre a importância da preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.


E a partir disso, no dia 26 de março, demos início ao Projeto Rede Protetores Ambientais Mirins, na Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, localizada no Bairro Santa Cruz, em Barão de Cocais. O principal objetivo deste projeto, está na sensibilização e educação de aproximadamente 70 crianças com idades entre 8 e 10 anos, matriculadas nos 4º e 5º anos do ensino fundamental.


Dessa forma, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre questões ambientais, desenvolver habilidades cognitivas e práticas, além participar de ações concretas de conservação.


Assim, o projeto, além de promover conscientização, também inspira atitudes proativas em prol do meio ambiente. Para melhor entendimento do tema, realizamos uma aula prática sobre bacias hidrográficas utilizando uma folha de couve, pela verdura possuir semelhanças à topografia de uma área com montanhas, vales e planícies.


Essa atividade prática, proporcionou aos alunos uma melhor compreensão dos conceitos abstratos relacionados às bacias hidrográficas, além de destacar a importância da conservação do meio ambiente para a sustentabilidade dos recursos hídricos.


No dia 25 de março, foi a vez de Congonhas dar início às aulas do projeto com a participação de 61 alunos das Escolas Municipais das comunidades de Joaquim Murtinho e do Ipiranga. O tema abordado foi o mesmo das demais escolas: Bacias Hidrográficas. Os alunos também foram presenteados com o jogo de cartas educativo sobre a importância de preservar a água.


O projeto vai contar com 8 encontros mensais, sendo este apenas o primeiro. Seguimos juntos e Avante!


Crianças participam do primeiro encontro

Comments


bottom of page